Memorial da República Presidente Itamar Franco
Destaque instituição

JUSTIFICATIVA

Intentando preservar a memória nacional e municipal, o Conselho Superior da UFJF, em 21 de dezembro de 2010, aprovou a incorporação do acervo histórico-cultural de Itamar Augusto Cautiero Franco, referenciado na declaração de doação, de 9 de novembro de 2010, encaminhada pelo presidente Itamar Franco.

Muitos laços afetivos unem a história do presidente Itamar Franco à UFJF. Sonhos se tornaram realidade em razão dessas aproximações. Sem sua cooperação, certamente, a história da UFJF seria menor. Sua contribuição à Pátria nos aliviou na travessia dos anos 1990. Sem o presidente, seria impossível a consolidação da democracia. Por seu empenho incansável e ético na luta constante a favor dos brasileiros, o presidente Itamar Franco sempre permanecerá como referência.

Orgulha-se a Pátria, que possui este filho! Orgulham-se seus familiares, amigos, conterrâneos de terem compartilhado de sua vida e, diante de sua ausência, podermos lhe conferir a homenagem que celebra sua vida, sua lição e seu exemplo.

A UFJF, primeira escola política do presidente Itamar Franco, se enaltece em saber que o próprio presidente tenha manifestado, ainda em vida, o desejo de que fosse esta a instituição a guardar o seu acervo, memória de sua vida pública.

A criação do MEMORIAL DA REPÚBLICA PRESIDENTE ITAMAR FRANCO honra a memória do ilustre presidente e, por extensão, a memória de tantos brasileiros, notórios ou anônimos, que tudo fizeram para engrandecer o nome da Pátria.

(Trecho do discurso do reitor Henrique Duque, em 29 de julho 2011)

MEMORIAL DA REPÚBLICA PRESIDENTE ITAMAR FRANCO
mrpitamarfranco@ufjf.edu.br
Rua Benjamin Constant, n°790
Tel.: (32) 3212-2078
Memorial da República Presidente Itamar Franco Universidade Federal de Juiz de Fora Governo do Brasil