Uma visita diferente

Compartilhe

Educativo Memorial

Em setembro de 2019, um calorento dia de fim de inverno, o diretor de uma das escolas agendadas para a visita ao espaço ligou para o Memorial procurando esclarecer uma dúvida: a possibilidade de realizar a visita calçando chinelos. Explicando a situação socioeconômica de um dos alunos, temia que esse fosse um impedimento para que ele pudesse participar da atividade com o restante da turma, que estava agendada para a tarde daquele mesmo dia.

Diante deste questionamento, que a equipe de mediadores do Memorial não havia considerado antes de que se trataria de uma preocupação que pudesse existir, foi decidido que todos os alunos seriam recebidos pelos mediadores sem sapatos.

Causando certa estranheza nos visitantes que chegaram e não esperavam ver pessoas descalças em um museu, a equipe logo sugeriu que ficassem à vontade aqueles que também tivessem preferência em ter um contato mais direto com a superfície do espaço expositivo. Houve quem ficou animado com a liberdade que lhe foi confirmada, e também quem timidamente se juntou a eles e aceitou a proposta, enquanto outros optaram por continuar com seus sapatos.

Considerando que a exposição que foram ver era “Reminiscências”, em que se buscava resgatar e lançar luz sobre práticas culturais que serviam como uma forma de resistência para os vários povos oprimidos no processo civilizatório do Brasil, essa foi uma ação de grande significância, permitindo uma interação em nível diferenciado com o espaço, exploração de outra modalidade de visita, além de ser bastante conveniente, levando em conta o fato de ter sido um dia de calor sem igual.

Realmente, sem igual para aqueles que participaram, que através de um pequeno ato de tirar os sapatos puderam reminiscenciar sua ação de resistência, afirmando pertencer ali também.


O setor de Educação e Difusão Cultural é responsável pelas diversas ações educativas em andamento no Memorial em em suas plataformas digitais. Em linhas gerais, nosso objetivo é ajudar o público a conhecer, por meio de diferentes percursos, a história de vida do Presidente Itamar e sua trajetória política, paralelamente a aspectos concernentes à História da República.

Siga o Memorial