Confira a programação do Memorial para a Semana Nacional de Museus

Compartilhe

O Memorial da República Presidente Itamar Franco integra a programação da 19ª Semana Nacional de Museus com dois minicursos e dois webinários, que discutem o ontem e o hoje dos museus. A semana acontece entre os dias 17 e 23 de maio e tem como tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

Confira as atividades promovidas pelo Memorial, todas abertas ao público e disponíveis em nosso canal no YouTube.

Programação

Minicurso Museus e contemporaneidade: construção de uma memória de pertencimento
Com Zita Possamai (UFRGS)

Dia 17, das 17h às 18h30

Zita Possamai é doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Pós-Doutorado na Universidade Paris 3, Sourbonne Nouvelle. Docente Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua no Curso de Museologia, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, do qual foi coordenadora (2017-2019). Bolsista Produtividade do CNPq e líder do Grupo de Estudos em Memória, Patrimônio e Museus – GEMMUS.


Webinar Reflexões sobre a importância das coleções africanas e afro-brasileiras no processo de representação identitária
Com Marcelo Cunha (UFBA) e Jamile Borges da Silva (UFBA)

Dia 18, das 19h às 20h

Marcelo Cunha é graduado em Museologia (Universidade Federal da Bahia – 1992). Mestre em Ciência da Informação (Universidade Federal da Bahia – 1999). Doutor em História Social (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – 2006). Pós-Doutor em Museologia ( Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia – Lisboa – Portugal). Professor do Departamento de Museologia (UFBA), do Programa Multidisciplinar de Estudos Étnicos e Africanos (FFCH – UFBA) , do Programa de Pós Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia e Programa de Estudos Pós Graduados em Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Lisboa – Portugal). Atual Coordenador do Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia. Pesquisa questões relacionadas às memórias e processos patrimoniais com ênfase em temas africanos e afro-brasileiros. Tem experiência em ações museológicas, com destaque para a gestão institucional e produção e análise de exposições relacionadas ao Patrimônio Africano e Afro-Brasileiro.

Jamile Borges da Silva é professora da Universidade Federal da Bahia. Antropóloga, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos/UFBA. Pós-doutorado na Universidade de Lisboa/ISCTE-PT. Coordenadora do Museu AFRODIGITAL da Memória africana e afro-brasileira. Desenvolve pesquisa em contextos africanos desde 2010.


Minicurso História do Livro: origens, transformações e permanências
Com Diná Marques Pereira Araújo

Dias 20 e 21, das 9h às 11h

Diná Marques Pereira Araújo é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra em Ciência da Informação e Bacharel em Biblioteconomia pela UFMG. Restauradora e Conservadora de Documentos Gráficos. Atua nas áreas de preservação e gestão em acervos bibliográficos patrimoniais e desenvolve pesquisas sobre as temáticas: Bibliografia, Bibliofilia, Conservação-Restauração de documentos gráficos, História das Bibliotecas, História do Livro, Representação descritiva de documentos gráficos.


Webinar Novos caminhos e perspectivas para os arquivos no cenário pós-pandemia*
Com Andrea Gonçalves dos Santos (UFPel), Marcos Olender (Cecom/UFJF), Tarcísio Greggio (Memorial da República Presidente Itamar Franco) e mediação de Alessandra de Carvalho Germano (Arquivo Central/UFJF)

Dia 20 de maio, das 17h às 19h

Alessandra de Carvalho Germano é arquivista e historiadora. Mestra em arquivologia (Unirio), arquivista e diretora do Arquivo Central da UFJF, membro do Laboratório de Pesquisa em História e Arquivologia (LaphArq).

Andrea Gonçalves dos Santos é doutoranda em Educação – UFPel. Mestra em Patrimônio Cultural – PPGPPC/UFSM (2012). Especialista em Gestão em Arquivos – UAB/UFSM (2009). Possui graduação em Arquivologia – UFSM (2007) e Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis – UFPel (2018). Atualmente é professora de substituta do Curso de Arquivologia e arquivista da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Marcos Olender é doutor em arquitetura e urbanismo (UFBA) e professor titular da UFJF. Diretor geral de projetos do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos – Brasil) e diretor do Centro de Conservação da Memória da UFJF (Cecom).

Tarcísio Greggio é doutorando em psicanálise (UERJ) em cotutela com a Université Côte d’Azur. Líder do grupo de pesquisa Mnapolis: Memórias e narrativas políticas – Linguagens e sujeitos (CNPq) e diretor do Memorial da República Presidente Itamar Franco.

*Evento realizado em parceria com Arquivo Central/UFJF e Cecom/UFJF, transmitido pelo canal do YouTube do Laboratório de pesquisa em História e Arquivologia.


Acesse youtube.com.br/memorialitamarfranco
Todos os eventos emitirão certificados.


Baixe a programação completa da 19ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Siga o Memorial