publique no panteão

Compartilhe

O Panteão é uma iniciativa do Memorial da República Presidente Itamar Franco, da UFJF, que recebe contribuições nas áreas de História, Sociologia, Ciências Políticas, Filosofia, Antropologia, Literatura, Cinema e Artes Visuais. Publicamos ensaios, artigos, resenhas, entrevistas e produções artísticas, como poesias, contos e trabalhos audiovisuais.

O Panteão é o primeiro passo de um projeto editorial cujo objetivo é promover o debate em torno dos sujeitos, linguagens e narrativas que circulam no dia-a-dia da experiência política brasileira – ou não.

Diretrizes

> Extensão sugerida: mínimo de 4.000 e máximo de 15.000 caracteres com espaços, incluindo a bibliografia, tabelas e diagramas.
> Formatação: fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5.

Notas de Rodapé

Se a sua contribuição apresentar notas explicativas ou de rodapé, elas devem vir no corpo do texto, e indicadas ao final do arquivo, da seguinte maneira:

A referência aqui é a ideia de uma experiência do tempo fundamentalmente ancorada em expectativas futuras, isto é, a própria noção de progresso, tipicamente moderna, em torno da qual gira boa parte da história política de nossa época [1].

Notas
[1] KOSELLECK, R. (2006) Passado futuro: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto.

Referências

As referências bibliográficas, quando for o caso, devem vir em título separado, ao final do texto e em ordem alfabética:

Livro
MENEGAT, Marildo (2003), Depois do fim do mundo: A crise da modernidade e a barbárie. Rio de Janeiro: Relume Dumará.

Capítulo de livro
HENNING, Michael (2015), “The subject as object: Photography and the human body”, in: L. Weels (ed.), Photography: a critical introduction. Londres & Nova Iorque: Routledge, p. 614-741.

Artigo em revista
ST-MARTIN, Armelle (2015), “Sade, cronista de sua época na sua correspondência e na viagem à Itália”. Cadernos de Ética e Filosofia Política, n. 26, p. 8-22.

Artigo eletrônico
ŽIŽEK, Slavoj. “Kant and Sade: the ideal couple”. Lacanian Ink [online].1998, [dia-mês-ano da consulta], p. 12-25, disponível em: http://www.lacan.com/cover13.htm.

Teses e dissertações
MARQUES, Bruno Sousa (2010), Julião Sarmento dentro do texto: Reflexões sobre os encontros e desencontros da crítica com sua obra. (Tese de Doutorado), Universidade Nova de Lisboa: Lisboa.

Contato para Submissões

panteao.mrpif@ufjf.edu.br

Envie sua contribuição, acompanhada de um breve resumo sobre você (3 a 5 linhas); se preferir, envie também uma foto.


Siga o Memorial