Memorial da República Presidente Itamar Franco
Destaque programação

Memorial recebe obra sobre educação na 6ª Semana Nacional de Arquivos

Como parte da programação da 6ª Semana Nacional de Arquivos, o Memorial da República Presidente Itamar Franco realiza nesta terça-feira, às 10 horas, a solenidade que marca a doação de uma maquete do artista plástico Ramon Brandão materializando a estrutura de um Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC). A obra, um diorama, foi encomendada pelo ex-ministro da Educação, Murílio Hingel, e traz na sua arquitetura todo o embasamento teórico e pedagógico da proposta executada pelo Governo Federal no período compreendido entre 1992 e 1994.

Hingel, que fará a doação da maquete, e logo após a solenidade participa de um bate-papo com o público, conta que o projeto dos CAICs foi idealizado ainda no governo Collor de Mello, mas tomou forma apenas durante a gestão de Itamar Franco na presidência da República. A proposta sintetiza o grande ideal educacional de Itamar gestado já na prefeitura de Juiz de Fora, quando expandiu o número de escolas, ampliando a assistência integral também à época em que esteve à frente do Governo de Minas, revitalizando escolas do estado e investindo no papel transformador do ensino para a formação social dos cidadãos.

A pró-reitora de Cultura Valéria Faria considera que a maquete é um objeto museológico capaz de agregar valor ao acervo do Memorial, uma vez que representa o esforço do ex-presidente em enfrentar o desafio de encontrar soluções dentro de um contexto histórico delineado pelos graves quadros de exclusão social, política e econômica vivenciados pelas populações de baixa renda no país.

Educar para transformar
Os Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente emergiram no início da década de 1990 em países subdesenvolvidos, como estratégia de enfrentamento oficial a situações de vulnerabilidade. Ausência de acesso ao processo de aprendizagem formal e à assistência integral no âmbito da educação e da saúde eram alvo dessa nova política abraçada pelo governo brasileiro. Assim, dentro do projeto “Minha Gente”, foram criadas unidades do Centro Integrado de Apoio à Criança (CIAC), em torno do qual implantaram os CAICs.

A partir de 1992, Juiz de Fora foi contemplada com duas dessas unidades, uma com localização à Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães, no bairro Santa Cruz, que recebeu o nome da ex-professora da UFJF Núbia Pereira Melo, e outra, o Colégio Militar, situado na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, bairro Nova Era. Seguindo os padrões, mas implantado posteriormente, pode ainda ser identificado um terceiro módulo, na Rua Diva Garcia, em Linhares, que também leva o nome de um ex-docente da Universidade: Professor Helyon de Oliveira.

Representação de um ideal
O artista plástico Ramon Brandão conta que foi procurado pelo ex-ministro da Educação em outubro de 2021, com o intuito de dar vida a um objeto museal que representasse a grande proposta educacional abraçada durante o tempo em que Itamar Franco esteve na Presidência da República, projeto que dialogava amplamente com o ideal de ambos na vida pública desde os anos 1960.

“Apesar de fechados em função da suspensão do funcionamento das instituições de ensino públicas durante os dois primeiros anos de pandemia, fui até os CAICs para ter um entendimento maior da realidade física das construções. Acabei optando por fazer não apenas uma maquete, mas um diorama, inspirado nas formas arquitetônicas originais, cores, volumetrias, disposições espaciais, de modo a capturar também um pedacinho da vida em torno das escolas nos bairros da periferia de Juiz de Fora, revelando aspectos da situação cultural e o uso das comunidades em questão”.

Oficina
Ainda dentro da programação do Memorial na 6ª edição da Semana Nacional de Arquivos, acontece, na quinta-feira, às 14 horas, a oficina “Arquivos e cinema: roteiro em documentário”, com a bolsista do Pibiart, Júlia Torrent, pesquisadora de cinema. Assim como a solenidade de doação e a conversa com Hingel, a oficina é gratuita e aberta ao público acadêmico e à sociedade em geral.

Leia mais em NOTÍCIAS

MEMORIAL DA REPÚBLICA PRESIDENTE ITAMAR FRANCO
Rua Benjamin Constant, n°790
instagram.com/memorialitamarfranco
facebook.com/memorialitamarfranco
secretaria.memorial@ufjf.br
Memorial da República Presidente Itamar Franco Universidade Federal de Juiz de Fora Universidade Federal de Juiz de Fora Governo do Brasil