Memorial da República Presidente Itamar Franco
Destaque acervo

ACERVO

O acervo histórico-cultural do Memorial da República Presidente Itamar Franco é constituído por livros, periódicos, documentos, fotografias, vídeos, áudios, móveis, obras de arte e objetos pessoais.

 Biblioteca: com mais de 7 mil itens, entre livros, publicações avulsas, folhetos e periódicos. A coleção de Itamar Franco engloba títulos contemporâneos e obras mais antigas, do século XIX, da política às artes, passando por exemplares em línguas estrangeiras e obras com dedicatórias e marginálias. Para consultar o acervo, clique aqui.

 Acervo documental: integram a coleção material produzido durante os diferentes cargos públicos assumidos por Itamar, com ênfase para o período presidencial, com um quantitativo de mais de 60 mil cartas populares, enviadas por brasileiros de distintos cantos do globo. Também é possível encontrar material de campanha, correspondências trocadas com políticos, celebridades e anônimos, além de farto conteúdo fotográfico, boa parte dele registrando os anos 1960 e 1970 em Juiz de Fora, durante o governo de Itamar na Prefeitura da cidade mineira.

Acervo museológico: compõem a coleção objetos pessoais, como canetas, óculos, terços, além de móveis e milhares de presentes recebidos ao longo de sua trajetória pública, com destaque para o período presidencial, com objetos ofertados por governantes de diferentes países do mundo.

O Fusca: exposto no primeiro andar do espaço, o automóvel adquirido por Itamar Franco em 1993, é um dos poucos exemplares conversíveis produzidos pela VW no Brasil. O veículo marca a retomada da produção do Fusca no país, motivada pelo Programa do Carro Popular, criado por Itamar para incentivar o setor. Adquirido em 4 de outubro de 1993, o exemplar de cor azul custou CR$ 470.223,00 (cruzeiros reais) e foi emplacado em Juiz de Fora, tendo rodado, até hoje, pouco mais de 7 mil km.

Hora Certa: símbolo de Juiz de Fora, o relógio Hora Certa da Joalheria Meridiano foi doado ao Memorial e está exposto, em destaque, no segundo andar. Responsável pelo apito do meio-dia, tombado pela Prefeitura como patrimônio imaterial da cidade, o relógio ainda funciona, ainda que sem emitir seu conhecido som, hoje projetado digitalmente na Galeria Pio X, que liga a Rua Halfeld à Rua Marechal Deodoro.

MEMORIAL DA REPÚBLICA PRESIDENTE ITAMAR FRANCO
Rua Benjamin Constant, n°790
instagram.com/memorialitamarfranco
facebook.com/memorialitamarfranco
secretaria.memorial@ufjf.br
Memorial da República Presidente Itamar Franco Universidade Federal de Juiz de Fora Universidade Federal de Juiz de Fora Governo do Brasil