Memorial na 5ª Semana Nacional de Arquivos: Confira a programação

Compartilhe

“Empoderando arquivos”: esse é o tema da 5ª Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional. O Memorial da República Presidente Itamar Franco integra o evento com uma programação que envolve dois minicursos, um encontro e um webinário. A semana acontece entre os dias 7 e 11 de junho. Confira as atividades no canal do Memorial no YouTube. Todo o evento é gratuito, aberto ao público (sem necessidade de inscrição) e com emissão de certificado.

Programação

Minicurso Documentação sobre o cinema de Juiz de Fora no acervo do Arquivo Central da UFJF
com Franco Groia
Dia 07, das 17h às 19h

Franco Groia é professor da UNIVERSO-JF, pesquisador, cineasta, roteirista, produtor audiovisual, graduado em Comunicação Social, com habilitação em Rádio e TV, e especialista em em Globalização, Mídia e Cidadania, ambos pela Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Cursou o FGV/Managerment – Film & Television Business, da Fundação Getúlio Vargas (RJ) e é coordenador e editor geral do portal web “História do Cinema Brasileiro” (www.historiadocinemabrasileiro.com.br).


Webinário Arquivos de Mulheres em Pauta: Por que são tão raros?
com Kelly Cristina Teixeira (UFSC), Lucimara Reis (8M/JF), Carolina Alves (FGV/CPDOC) e Carine Muguet (Funalfa) e mediação de Lilian Andrade (Memorial)
Dia 9, das 17h30 às 19h
Transmissão via YouTube do Laboratório de pesquisa em História e Arquivologia


Encontro com Jotabê Medeiros – Belchior, Raul e Roberto Carlos: Arquivos, biografias e cultura
Dia 10, às 19h

Jotabê Medeiros é repórter e crítico musical, formado em 1986 em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná. Em três décadas de profissão, ele já atuou na CNT/Gazeta, na Veja São Paulo e nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Em 2004, Jotabê foi finalista do Prêmio Comunique-se de Jornalismo e em 2014 lançou seu primeiro livro, “O bisbilhoteiro das galáxias”. É autor das biografias “Belchior – apenas um rapaz latino-americano”, “Raul Seixas: Não diga que a canção está perdida” e “Roberto Carlos: por isso essa voz tamanha”, todos pela editora Todavia.


Minicurso Política, coletividade e arquivos
com Fernando Perlatto
Dia 11 de junho, das 14h às 17h

Fernando Perlatto possui graduação em história pela UFJF, mestrado em sociologia pelo IUPERJ e doutorado em sociologia pelo IESP-UERJ, com estágio doutoral no Institute for Public Knowledge da New York University. Atualmente, é professor adjunto do departamento de história da UFJF e professor do programa de pós-graduação em história desta instituição. É bolsista de produtividade do CNPQ – Nível 2 e pesquisador do Laboratório de História Política e Social (LAHPS-UFJF), além de pesquisador associado do Laboratório de História do Tempo Presente (LHTP-UFMG).


Acesse youtube.com.br/memorialitamarfranco
Todos os eventos emitirão certificados.

Siga o Memorial