De minorias, falamos? Os movimentos populares e suas reivindicações na esfera pública

Compartilhe
O material a seguir integra a pesquisa para a composição da exposição "Seres políticos, seres plurais"

No campo de estudo das ciências sociais, o termo minoria é utilizado para designar um grupo cujos indivíduos são historicamente marginalizados dentro das disposições de poder na sociedade em prol de uma maioria que retém a influência e o controle dos altos padrões vigentes, sejam sociais ou econômicos. Os conceitos de maioria e de minoria não consideram em seu significado o número de integrantes e sujeitos que cada grupo compõe, dessa forma, suas concepções levam em conta fatores sociais, exemplificados pela falta de direitos constitucionais, exposição a estereótipos e preconceitos, e privação de valorização no setor público.

Conceitos de maioria e de minoria não consideram em seu significado o número de integrantes e sujeitos que cada grupo compõe, mas fatores sociais envolvidos. (Reprodução/Crédito: Conselho Nacional dos Direitos Humanos)

Durante as últimas décadas, a eclosão de mobilizações políticas ao redor do mundo não passou despercebida pela mídia, e movimentos sociais constituídos por minorias se organizaram em defesa de direitos sociais em vários âmbitos do contexto internacional. No Brasil, grande parte dos movimentos populares lutaram e lutam pelo desenvolvimento e pela disseminação desses direitos, levantando bandeiras diversas. Muitas delas se ergueram, após anos de silenciamento, na década de 1970, quando o Estado ainda se encontrava sob o poder militar.

Muitas das mobilizações populares assumiam causas e pautas identitárias, que se materializavam em forma de lutas articuladas pelos movimentos. Lutas por igualdades étnico-raciais e de gênero, por liberdade e por participação nas esferas políticas, por melhorias nas condições de vida e por direitos básicos. Também se firmaram, nesse cenário, os esforços de diferentes grupos pela subversão de um padrão hegemônico de produção de saberes e de cultura.

Integrantes de movimentos em defesa dos direitos da comunidade negra em protesto na capital paulista, na 13ª Marcha da Consciência Negra, em 2016. (Reprodução/ Crédito:Rovena Rosa/Agência Brasil)

Em função de suas essências, os movimentos populares não poderiam ser dissociados das pautas de identificação. Contudo nas linhas de frente desses embates sempre estiveram sujeitos em consonância com as ideologias que defendiam e defendem, que se propunham e ainda propõem um pensamento em defesa das culturas produzidas pelas minorias. A preservação e a legitimação de direitos sociais e políticos colocam os diferentes movimentos populares sob um mesmo espectro, ainda que empunhando distintas bandeiras

Texto produzido por Laura Kasemiro, bolsista de Treinamento Profissional do Memorial da República Presidente Itamar Franco sob supervisão de Mauro Gabriel Morais, coordenador de difusão cultural e educativo. Trabalho desenvolvido como atividade de pesquisa para a elaboração da exposição “Seres políticos, seres plurais”

Siga o Memorial