20ª Semana Nacional de Museus: confira a programação do Memorial

Compartilhe

Espaço para a preservação, debate e pesquisa dos patrimônios, os museus possuem um poder que em muito diáloga com o passado e, também, com o presente e com o futuro. Indicam nortes. Sobre esse assunto o Memorial da República Presidente Itamar Franco preparou sua programação na 20ª Semana Nacional de Museus, que vai do dia 16 ao dia 22 de maio. Exposição, oficinas, palestra e chamada de trabalhos integram a programação da instituição, em formato híbrido, para o evento que compõe a ação anual e nacional coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus. Agende-se para não ficar de fora!


DIA 16 DE MAIO

Chamada de trabalhos para a publicação “Memórias e museus”. Inscrições até 31 de maio.

Leia o edital

Inscreva-se!


Exposição virtual imersiva “Tomar da carne verbo”, coletiva sobre decolonialidade. Acesse aqui.


Oficina “Memória e poder: lembranças e esquecimentos nas cidades”, com profª. Drª. Rafaella Prata RabelloPresencial, no Memorial, das 16h às 18h

Inscrições encerradas

Rafaella Prata Rabello é Diretora Acadêmica do Instituto Vivart. Doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui experiência docente no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).


Oficina “Museus e turismo: possibilidades e desafios”, com profª. Dr ª. Raphaela Corrêa
Presencial, no Memorial, das 19h às 21h

Inscrições encerradas

Raphaela Maciel Corrêa é Turismóloga com pós graduação em Comunicação e História. Possui experiência em gestão, produção cultural, projetos e pesquisas no campo do patrimônio e turismo que perpassam espaços museológicos, roteiros educativos e criativos. É professora do Departamento de Turismo da UFJF, onde também leciona para o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas.


DIA 20 DE MAIO

Oficina “Museus e poder: a importância do patrimônio cultural na sociedade”, com prof. Dr. Rodrigo Christofoletti Presencial, no Memorial, das 10h às 12h

Inscrições encerradas

Rodrigo Christofoletti atua na interface entre a História e as Relações Internacionais com foco no patrimônio cultural. É líder do grupo de pesquisa Cnpq – Patrimônio e Relações Internacionais. Atualmente é professor de Patrimônio Cultural no curso de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e leciona no Programa de Pós Graduação da mesma universidade. Possui experiência na área de História política e bens culturais com ênfase em Patrimônio Cultural e relações internacionais.


Palestra “Patrimônio cultural no Brasil: ontem e hoje”, com prof. Dr. Yussef Campos

On-line, às 19h, via YouTube /memorialitamarfranco

Yussef Campos é professor e historiador, sendo o patrimônio cultural a grande área de suas pesquisas. Mineiro de Juiz de Fora, vive em Goiânia desde 2015, onde leciona na Universidade Federal de Goiás (UFG).


Baixe a programação completa da 20ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Siga o Memorial