Como foi a visita do ex-presidente Lula ao Memorial

Compartilhe

Lula foi o primeiro ex-presidente a conhecer espaço dedicado à memória de Itamar, de Juiz de Fora e da República brasileira

Lula conheceu acervo de Itamar Franco e destacou admiração pelo político com o qual esteve ora ao lado, ora em posições antagônicas. (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Em visita ao Memorial da República Presidente Itamar Franco, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da preservação da memória da política brasileira. Um projeto que gostaria de ter realizado, afirmou, era a construção de um memorial com a trajetória de todos os presidentes da República, para que a população pudesse ter acesso à história de todos eles, como faz o espaço que preserva o acervo de Itamar Franco. “Admirava muito Itamar”, pontuou Lula, no último dia 11 de maio, quando esteve no Memorial pela manhã, logo após desembarcar em Juiz de Fora. Lula foi o primeiro ex-presidente a visitar o Memorial, inaugurado em 2015 e gerido pela Universidade Federal de Juiz de Fora através de sua pró-reitoria de Cultura.

Durante a breve visita, o ex-presidente leu a linha do tempo, com as trajetórias de Itamar e da República, viu a vitrine com os símbolos nacionais e perguntou sobre a originalidade da faixa exposta, recebendo, em seguida, a explicação sobre o material, uma réplica do adereço usado pela primeira vez por Itamar em dezembro de 1992. Abrindo algumas das gavetas que narram o percurso pessoal e público de Itamar, a visita explorou a coerência das gestões do juiz-forano nascido num Ita em alto-mar, daí seu nome, surpresa para Lula e para sua companheira Janja Lula.

Lula conheceu o Fusca Itamar e lamentou a interrupção da produção do veículo. (Foto: Ricardo Stuckert/Lula)

Fusca como destaque

Ao lado de Lula, a atual prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, destacou o transformador governo municipal de Itamar nos anos 1960, que alterou a forma de gestão e também a paisagem urbana e rural do município. Na sequência, Lula também acessou documentos e recortes sobre a atuação de Itamar no Senado, por 15 anos, e na vice-presidência e na presidência, ouvindo, ainda, sobre o projeto dos Caic’s, do Ministério da Educação gerido pelo professor Murílio Hingel.

Ao lado do Fusca Itamar Lula fez diversas fotos e questionou sobre o Programa do Carro Popular e lamentou o fato de a Volkswagen ter cessado a produção do veículo. Perguntado sobre as suas próprias cartas populares, Lula disse não saber ao certo o total recebido ao longo de oito anos na presidência. Nos últimos anos, contou Lula, já foram mais de dois milhões de cartas. Itamar Franco reuniu 60 mil cartas enviadas por brasileiros ao longo dos anos 1993 e 1994, todas preservadas no arquivo da instituição que leva seu nome.

Lula foi o primeiro ex-presidente a visitar Memorial dedicado a Itamar Franco. (Foto: Luana Dias/Memorial)
Siga o Memorial