Estudantes Visitam Exposição Permanente sobre o Plano Real em Juiz de Fora
Postado em 26 de agosto de 2024Os estudantes participaram de uma verdadeira imersão cultural.
Cruzeiro, Cruzado Novo, Cruzeiro Real. Você consegue imaginar que, há apenas 30 anos, essas palavras faziam parte do cotidiano das gerações passadas? Sim, e essa era a nomenclatura do dinheiro até chegar ao que conhecemos com Real. Hoje, o que é exposto em memoriais já foi uma realidade na vida de muitos, inclusive dos pais de estudantes do Ensino Médio.
Alunos conhecem um pouco mais da história recente do Brasil. (Foto: Crislane Anelyse).
Na quarta-feira, 21, um grupo de 40 alunos do 1º e 3º anos do Colégio Adventista de Juiz de Fora mergulhou na história recente do Brasil. Acompanhados pelos professores Ricardo Guerra, de Filosofia e Sociologia, e Valéria Mendes, de Artes, os estudantes visitaram o Memorial da República Presidente Itamar Franco em Juiz de Fora, Minas Gerais, onde puderam conhecer a exposição permanente sobre o Plano Real.
Professores e alunos em exposição do Plano Real. (Foto: Crislane Anelyse).
“A ideia da visita surgiu no contexto de nossas aulas. O principal objetivo era compreender a importância do Plano Real e suas contribuições para a estabilidade política e social do país”, explica o professor Ricardo. Ele destaca ainda que a visita proporcionou um grande ganho acadêmico, interdisciplinar e cultural, uma vez que o Memorial da República é um marco na história tanto da cidade quanto do país.
Os estudantes ficaram encantados com o que viram e descobriram nessa rica imersão histórica.
“A visita ao Memorial do Plano Real foi realmente enriquecedora. Aprendemos sobre a importância e o impacto do Plano Real na economia e na sociedade brasileira. Foi realmente esplêndido”, relata Kêmily Dias, aluna do 1º ano.
“A ida ao Memorial da República Presidente Itamar Franco foi uma experiência histórica e cultural muito marcante e relevante para mim enquanto aluna. Foi enriquecedor conhecer mais sobre o Plano Real, as lutas em prol da educação, a importância da economia e da democracia em nossa sociedade, além das expressões artísticas e ações presidenciais”, destaca Laura Velasco de Oliveira Barbosa, do 3º ano.
Laura também compartilhou detalhes sobre a participação e interação dos alunos durante a visita: “O que mais me marcou foi a dinâmica dos olhos vendados. Estar em interação e confiança direta com o colega, enquanto utilizávamos o tato para explorar a exposição, tornou tudo mais envolvente. O ambiente do memorial é acolhedor, e os orientadores Laura e Eduardo fizeram questão de fortalecer essa sensação. A história do presidente Itamar Franco em nossa cidade é muito rica, e pudemos aprofundar nosso conhecimento ao explorar seu acervo pessoal, incluindo seu famoso Fusca de comemoração, os móveis de sua casa e sua trajetória política iniciada em terras mineiras. A visita não só nos educa sobre a história do nosso país, como também reforça valores como amizade, confiança, reflexão e o poder do riso.”
Móveis da residência de Itamar Franco. (Foto: Crislane Anelyse).
Fusca de comemoração de Itamar Franco. (Foto: Crislane Anelyse).
Dinâmica de olhos vendados. (Foto: Crislane Anelyse).
Para Nádia Fagundes, estudante do 3º ano, a visita ensinou muito sobre a relação entre educação e economia: “A visita me proporcionou uma visão mais ampla sobre como algumas medidas tomadas durante a presidência de Itamar Franco foram cruciais, como o estabelecimento de uma nova moeda que ajudou o Brasil a superar um longo período de inflação. Além disso, o encontro me mostrou como a educação está intrinsecamente ligada à economia, ajudando a refletir sobre como uma sociedade alfabetizada impacta a gestão de um país. Em suma, a visita não só enriqueceu nossa compreensão histórica, como também ampliou nossa percepção sobre a sociedade atual”, conclui.
Leia mais em NOTÍCIAS