Memorial da República Presidente Itamar Franco
Destaque instituição

INSTITUIÇÃO

Juiz de Fora foi a casa e o berço político de Itamar, que nascido num navio entre Salvador e Rio de Janeiro, chegou ainda bebê nas Minas Gerais. Na cidade ele se elegeu prefeito e senador, depois foi governador e chegou, então, a vice-presidente e presidente do Brasil. Na cidade, desde 2015, um prédio de tendência contemporânea preserva suas memórias, que se entrelaçam com a história local e com a trajetória da república no país.

Pertencente à Universidade Federal de Juiz de Fora, através da Pró-reitoria de Cultura, o Memorial da República Presidente Itamar Franco reúne acervo documental, fotográfico, audiovisual, além da biblioteca e do Fusca 1993 de Itamar Franco. O projeto iniciado em 2002, em parceria com o extinto Instituto Itamar Franco e com o próprio político, está comprometido com o tripé ensino, pesquisa e extensão, seja por meio de atividades artístico-culturais abertas á comunidade, seja pelo exercício do debate qualificado acerca da memória e da política no país.

Espaço do passado e do presente, o Memorial também se insere na discussão e na projeção de um futuro democrático, livre, igualitário e muito mais justo. Além de propor atividades presenciais – como palestras, debates, oficinas, exposições e exibições cinematográficas -, a instituição está conectada, atuando nas redes sociais e com sua revista digital Panteão. Ainda, sedia o grupo de pesquisa Mnapolis – Memórias e Narrativas Políticas: sujeitos e linguagens, inscrito no CNPq.

MEMORIAL DA REPÚBLICA PRESIDENTE ITAMAR FRANCO
Rua Benjamin Constant, n°790
instagram.com/memorialitamarfranco
facebook.com/memorialitamarfranco
educativo.memorial@ufjf.edu.br
Memorial da República Presidente Itamar Franco Universidade Federal de Juiz de Fora Universidade Federal de Juiz de Fora Governo do Brasil