Memorial da República Presidente Itamar Franco
Destaque programação

Memorial da República lança exposição “Que democracia sem educação? Uma homenagem ao professor Murílio Hingel”

“… Uma vida consagrada inteiramente à educação; uma devoção permanente ao seu credo educacional de construir escola para todos.”
Augusto Ferreira Neto para “O professor que fez Escola”, 1ª Ed, p. 46. Juiz de Fora, 2004.

Na próxima sexta-feira, 24 de maio, às 19h, o Memorial da República Presidente Itamar Franco inaugura uma nova exposição temporária na galeria do segundo andar: “Que democracia sem educação? Uma homenagem ao professor Murílio Hingel”. A curadoria tem como objetivo retratar momentos distintos da trajetória do professor que se tornou Ministro da Educação, entrelaçando-os com reflexões sobre a indissociabilidade dos conceitos de educação e democracia. A abertura da exposição contará com uma roda de conversa, com as participações de Alexandre Cadilhe, professor da Faculdade de Educação e Diretor de Relações Internacionais da UFJF, dos psicanalistas Vinícius Lara e Cícero Vilela, e de Tarcísio Greggio, Superintendente do Memorial.

Com texto de abertura de Margarida Salomão, prefeita de Juiz de Fora e ex-reitora da UFJF, a exposição se divide em quatro núcleos narrativos que abordam diferentes momentos históricos: a Secretaria de Educação de Juiz de Fora (1967-1972), o movimento estudantil durante a Ditadura Militar (1964-1985), o Ministério da Educação sob Hingel (1992-1994) e o Diploma de Reconhecimento da UNESCO concedido a ele (2006). Cada segmento do circuito expositivo provoca o público a refletir sobre uma necessidade imperativa: garantir que todos tenham acesso a uma educação que os prepare para o exercício consciente e crítico da cidadania.

Para ampliar as possíveis leituras e interpretações, a mostra conta com colaborações especiais. Além das reproduções fotográficas do Arquivo do Memorial, foram concedidas imagens do Arquivo Público do Estado de São Paulo e do Arquivo da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora. A professora Lucy Brandão, viúva do professor Murílio Hingel, também contribuiu cedendo fotografias e objetos para a exposição, assim como o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Além das fotografias, documentos, vídeos e objetos, a exposição apresentará o trabalho de duas artistas ligadas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Artística (PIBIART) da Pró-Reitoria de Cultura/UFJF. Luana Dias e Maria Julia Ourique, estudantes do Instituto de Artes e Design da UFJF, trazem suas próprias perspectivas e interpretações sobre o tema para a galeria. Maria Julia, autora de uma obra-instalação na exposição, concentra suas pesquisas nas artes visuais e no design gráfico, explorando poesia, literatura e a materialidade do livro. Segundo ela: “O livro sempre foi meu companheiro. É triste ver como o acesso aos livros está se tornando cada vez mais difícil. Aqueles que controlam esse sistema entendem o poder das palavras. Eles temem as transformações que os verbos podem causar nos indivíduos. Pensar é perigoso.”

Para Tarcísio Greggio, Diretor do Memorial, “o objetivo da exposição é provocar o visitante a refletir sobre a relação entre educação e democracia, através de um recorte da trajetória de Murílio Hingel, uma das figuras mais importantes na história da educação no Brasil. Nesse sentido, é também uma justa homenagem ao saudoso ex-ministro, sempre gentil e genuinamente interessado nos problemas nacionais, um professor que chegou ao maior cargo da educação nacional, e que nos deixou em outubro de 2023.”.

A abertura da exposição e a roda de conversa são eventos gratuitos e abertos a todos os públicos, sem necessidade de inscrição prévia. O Memorial está aberto para visitação das 10h às 18h durante a semana e das 13h às 18h, aos sábados. A entrada é gratuita, e o estacionamento está disponível para pessoas com mobilidade reduzida. Para mais informações ou necessidades especiais, entre em contato previamente pelo e-mail secretaria.memorial@ufjf.br. Para agendar visitas mediadas à exposição, entre em contato pelo e-mail cultura.memorial@ufjf.br.

24/05 – “Que democracia sem educação? Uma homenagem ao professor Murílio Hingel”
Abertura de Exposição e Roda de Conversa
Sexta-feira, 24 de maio |às 19h
No Memorial da República, Rua Benjamin Constant, 760. Centro. Juiz de Fora
Convidados:
Alexandre Cadilhe é professor adjunto da Faculdade de Educação da UFJF. Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal Fluminense. Diretor de Relações Internacionais da UFJF. Pesquisador associado ao Grupo Sociedades, Educação e Psicanálise (SEP/UFJF) e coordenador do Grupo Linguística Aplicada, Educação e Direitos Humanos (LAEDH/UFJF).
Cícero Villela é Psicanalista, membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos de Juiz de Fora. Mestre e graduado em Comunicação pela UFJF e doutorando em Linguística pela UNICAMP. Pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa em Sociedades, Educação e Psicanálise (UFJF)
Vinícius Lara é psicanalista e historiador. Mestre e Doutor pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos de Juiz de Fora. Pesquisador associado ao Grupo de pesquisa em Sociedades, Educação e Psicanálise (UFJF).

Serviço
Exposição “Que democracia sem educação? Uma homenagem ao professor Murílio Hingel”
Data: 24/05/2024, 19h
Local: Memorial da República Presidente Itamar Franco
Endereço: Rua Benjamin Constant, 760. Centro. Juiz de Fora
Entrada gratuita
Contato: cultura.memorial@ufjf.br / secretaria.memorial@ufjf.br
Telefone: (32) 2102-3594
Site: www.mrpitamarfranco.com.br
Instagram: www.instagram.com/memorialitamarfranco
YouTube: www.youtube.com/MemorialItamarFranco
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Leia mais em NOTÍCIAS

MEMORIAL DA REPÚBLICA PRESIDENTE ITAMAR FRANCO
Rua Benjamin Constant, n°790
instagram.com/memorialitamarfranco
facebook.com/memorialitamarfranco
secretaria.memorial@ufjf.br
Memorial da República Presidente Itamar Franco Universidade Federal de Juiz de Fora Universidade Federal de Juiz de Fora Governo do Brasil