Entre os dias 18 e 24 de setembro, o Memorial da República Presidente Itamar Franco participará da 17ª Primavera de Museus. O evento é uma iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e ocorre anualmente próximo ao início da primavera. O tema definido para este ano, “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, convida as instituições participantes a refletirem sobre a construção da democracia e as memórias de seus agentes.
A programação do Memorial explora o tema proposto com atividades educativas e abertas ao público, a fim de debater sobre a democratização de narrativas e ocupação de espaços culturais por comunidades historicamente marginalizadas.
A Primavera dos Museus tem por objetivo estimular a participação do público nas atividades e programações oferecidas pelos museus, e assim criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas indispensáveis para a sociedade contemporânea.
Confira a programação da semana:
19/09 – 22/09
VISITAÇÃO: Exposição “Cidade Adentro: Memória Fotográfica de Juiz de Fora” e Acervo do Memorial da República Presidente Itamar Franco.
No Memorial da República Presidente Itamar Franco | De 10h às 18h
19/09
RODA DE CONVERSA: “Memórias da luta LGBT+ em Juiz de Fora”
No Memorial da República Presidente Itamar Franco | Início às 19h
30 vagas – Inscrições abertas por formulário (link)
Convidadxs:
> Marcus Pena (TV Integração): mediação
> Júlio Mota (Advogado e especialista em Relações de Gênero e Sexualidades): painelista
> Tallia Sobral (Vereadora de Juiz de Fora): painelista
> Oswaldo Braga (Presidente do Movimento Gay de Minas): painelista
20/09
VISITA ESCOLAR – Com a Escola Municipal Francisco Costa
No Memorial da República Presidente Itamar Franco | Início às 9:30
Ação Educativa: “Memórias a vista: Qual o lugar da democracia?”
21/09
VISITA NOTURNA: “Memória e Democracia: Explorando as narrativas do acervo do Memorial da República”.
No Memorial da República Presidente Itamar Franco | Início às 19h
30 vagas – Inscrições abertas por formulário (link)
22/09/2023
AÇÃO EDUCATIVA – “Indígenas e Quilombolas: A formação da democracia brasileira e suas memórias historicamente marginalizadas”
Na Escola Estadual Professor Cândido Motta Filho / Juiz de Fora – MG
Realizada com os alunos do Ensino Médio
24/09/2023
APRESENTAÇÃO – Dança com Carol Gerhein e grupo do projeto Entre Passos e Toques seguida de Roda de Jongo e fechamento da tarde com apresentação do Bloco e Coletivo Xota Éfe
No Museu de Arte Murilo Mendes | Início às 14:30h
Evento aberto
Em todos os dias da Primavera de Museus o Memorial estará aberto também para visitação diurna à exposição permanente e temporária de 10 às 18 horas durante a semana, e no sábado de 12h às 18h.
A entrada é gratuita e o estacionamento poderá ser utilizado por pessoas com mobilidade reduzida. Caso necessite, favor entrar em contato previamente pelo e-mail secretaria.memorial@ufjf.br.
Mais informações: cultura.memorial@ufjf.br.
Deixe um comentário