21ª Semana Nacional de Museus – Museus, sustentabilidade e bem estar
Postado em 6 de maio de 2023Entre os dias 15 e 19 de maio, o Memorial da República Presidente Itamar Franco estará com uma programação diferenciada a fim de integrar a 21ª Semana Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus, o Ibram. O tema proposto para o evento deste ano foi “Museus, sustentabilidade e bem estar”, o que levou os museus brasileiros a refletir sobre a importância dos museus como espaços de promoção do bem-estar e da sustentabilidade, apoiando três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Como acontece todos os anos, o tema foi escolhido pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. De acordo com o texto de referência do Ibram, propõe-se um “debate interdisciplinar, polifônico, que permeia diversos aspectos da realidade social e econômica”. Desta forma, a multidisciplinaridade da ideia instiga programações que sejam “multidimensionais e integradas às quatro dimensões da sustentabilidade: cultural, social, econômica e ambiental, de modo a contribuir para alcançar os objetivos sustentáveis”.
Assim, o Memorial preparou uma programação diversa a fim de abarcar a proposta do Ibram, sem esgotar o tema, que é múltiplo e contínuo. Todos os eventos e ações educativas foram planejados com o objetivo tornar o museu como casa de pensamento sobre a sustentabilidade em suas múltiplas possibilidades, desde a conservação de arquivos; reflexão sobre a educação para as gerações futuras; retorno às origens do ser humano, na simbiose entre homem e natureza; e práticas da vida moderna para nos conectarmos melhor com nossas necessidades interiores.
TODOS OS EVENTOS SÃO GRATUITOS, ABERTOS AO PÚBLICO E COM EMISSÃO DE CERTIFICADOS.
PROGRAMAÇÃO
15/05
O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional é um órgão de assessoramento imediato à Presidência da República, sendo criado em 1993, durante o Governo de Itamar Franco. Após sua extinção em 2019, o órgão tem suas atividades retomadas em 2023, quando completa 30 anos desde sua criação. Em comemoração aos 30 anos do CONSEA, o Memorial realizará um evento para receber a doação de um acervo Histórico Documental da Fundação do CONSEA, que será doado à instituição por Denise Paiva. Ela foi Assessora de Assuntos Sociais da Presidência da República no Governo Itamar Franco, coautora do Plano Nacional de Combate à Fome e à Miséria em 1993 e coordenadora do Primeiro Conselho de Segurança Alimentar.
ABERTURA
No Memorial da República Presidente Itamar Franco | Início às 18h
Cerimônia de Assinatura do Termo de Doação de Acervo Histórico Documental da Fundação do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional
Convidada: Denise Paiva
MESA REDONDA
No Auditório do Museu de Arte Murilo Mendes | Início às 19h
“30 Anos do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional: As políticas brasileiras de combate à fome”
Mediação
Dra. Daniella Lisieux – Memorial da República Presidente Itamar Franco da UFJF
Integrantes da mesa redonda
Denise Paiva | Membro fundadora do CONSEA em 1993
Dra. Denise de Sordi | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP
Dr. Diogo Tourinho | Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF
Dra. Enid Rocha | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Participação Remota
Dra. Elisabetta Recine – Presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea)
Dr. Rômulo Andrade (vídeo) – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Formulário para emissão de certificados
16/05
Para tratar o tema da 21ª Semana Nacional de Museus, o Memorial da República Presidente Itamar Franco e o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana vinculados à Universidade Federal de Juiz de Fora, se juntarão em um evento para inaugurar uma mostra itinerante do Acervo do MAEA, que ocupará uma vitrine na exposição do Memorial, de 16 de maio a 16 de junho, com uma exibição de cerâmica arqueológica dos sítios de Juiz Fora.
RODA DE CONVERSA
No Memorial da República Presidente Itamar Franco | Início às 19h
“O indígena e a república: Uma trajetória de resistência”
Convidadas
Inaiê Apoena é Indígena Pataxó e formada como Bacharel em Direito. Atua como ativista pelo clima e proteção ambiental, e na luta pelas causas indígenas.
Luciane Monteiro Oliveira é graduada em História (UFJF), Mestre em Arqueologia (USP) e Doutora em Educação (USP), atua em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de Arqueologia; Etnologia, Patrimônio Cultural, Salvaguarda de acervos; Memória e Educação. Atualmente é diretora técnica do no Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (MAEA), setor da Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Maria Fernanda Van Erven possui Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Doutora em Arqueologia pelo Programa de Pós-graduação em Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco (2022). Atualmente é funcionária do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da Universidade Federal de Juiz de Fora (MAEA-UFJF) no cargo de Conservação e Restauro de Bens Culturais.
O evento acontecerá no primeiro andar do Memorial, e em forma de roda, portanto também são bem vindas cangas, tecidos, tapetes, almofadas ou qualquer outro objeto macio para se sentar sobre.
Formulário para emissão de certificados
17/05
Na quarta-feira da Semana de Museus, faremos uma sessão aberta seguida de uma conversa com o diretor da produção. As inscrições já estão abertas pelo formulário!
EXIBIÇÃO + BATE PAPO COM DIRETOR
No Memorial da República Presidente Itamar Franco | Início às 19h
Exibição de episódio de “Restos do Mundo” – Série do Globoplay, seguida de bate papo com o diretor Diego Zanotti
Diego Zanotti é Documentarista e psicólogo transcultural, é um buscador de narrativas ancestrais e contemporâneas sobre o futuro da humanidade, a partir de projetos que desenvolvam encontros de culturas e subjetividades. Premiado em 2022 com o troféu Kalunga (Recife) de Melhor Direção e Melhor Fotografia no longa-metragem “Gerais da Pedra”, em torno da história de Diadorim, do livro Grande Sertão: Veredas.
Sobre a série: Três meses antes de uma mudança drástica na rotina de todo o planeta, lá estávamos, no profundo Brasil, nos encontrando com mulheres de força e fé que nos diziam sobre o destino do mundo. Com um tom de revelação e coragem, os sinais surgiam nas vozes dessas visionárias que nos surpreendiam fortemente – hoje entendemos por quê. Assim surgiu Resto de Mundo, a série que vai em busca de respostas para perguntas do futuro.
18/05
No dia 18 de maio comemora-se o Dia Nacional dos Museus, e também o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Com o objetivo de proporcionar uma troca de saberes sobre educação e saúde mental, a Mesa Redonda convida duas educadoras para compartilharem suas experiências formativas e repertórios individuais.
MESA REDONDA ONLINE
No Canal do Youtube do Memorial da República | Início às 18h
“Escolas e Educativos Museais: Contextos Educacionais na Promoção da Saúde Mental”
Iza Chain é Mestre em Ciência da Religião pela UFJF, Educadora, Psicóloga e Psicomotricista. Atuou nos Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – Caics, projeto criado no governo de Itamar Franco. É integrante do Centro de Estudos Nise da Silveira – CENISE, composto por profissionais independentes na sua atuação clínica e institucional, profissionais da Psicologia que se propuseram desde os anos iniciais de estudos acadêmicos ao contato com a Obra de Carl Gustav Jung, com o Museu de Imagens do Inconsciente com a Obra de Nise da Silveira e com a própria Nise há trinta e cinco anos atrás, aproximadamente.
Olga Egas é professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACED/UFJF) atuando nas Licenciaturas em Artes Visuais e Pedagogia. Doutora em Educação, Arte e História da Cultura (UPM), Mestre em Artes Visuais (IA/UNESP).Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Mediação Cultural: contaminações e provocações estéticas e no Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia. É líder do MIRADA – Grupo de Estudo e Pesquisa em Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente, na Faculdade de Educação da UFJF.
Formulário para emissão de certificados
19/05
O Movimento Zen dará uma aula de Yoga e Meditação para iniciantes nos jardins do Memorial
AÇÃO EDUCATIVA – YOGA NO MUSEU
No Memorial da República Presidente Itamar Franco | Início às 9h
“Aula de Yoga e Meditação para Iniciantes com o Movimento Zen”
Flávia Cadinelli é criadora do Movimento Zen, que começou em 2015 como um projeto voluntário para ajudar pessoas ansiosas. É uma empreendedora (canceriana com ascendente em virgem) entusiasta de práticas e ideias que proporcionem leveza, autoconsciência e paz na rotina. Jornalista, Mestre em Comunicação, Professora Universitária, é meditadora há mais de dez anos, colecionando experiências e cursos em Respiração Consciente, Programação Neuro-Linguística (PNL), Mindfulness, Comunicação Não-Violenta (CNV), Reik e temas ligados à evolução human
Formulário para inscrições – Vagas Limitadas
Leia mais em NOTÍCIAS