“Cidade Adentro: Memória Fotográfica de Juiz de Fora” traz à lembrança uma cidade que não existe mais. Transformada pelos prédios e pelas ruas que priorizam a velocidade dos carros às caminhadas dos pedestres, Juiz de Fora é outra. Contudo, como salienta o texto de abertura da exposição, “alguma coisa continua lá, intacta, entre o vivido e o esquecimento: uma reserva de memória que, resistindo ao avanço do tempo, nos convida a caminhar pela cidade como quem folheia um álbum de família”.
Acervos envolvidos: Arquivo do Memorial da República Presidente Itamar Franco e Arquivo Central da Universidade Federal de Juiz de Fora
Visitação: de 15 de agosto de 2023 a 17 de novembro de 2023
Para Tarcísio Greggio, Diretor do Memorial, a exposição é uma boa oportunidade para levar aos visitantes um valioso acervo fotográfico de grande valor estético, social e histórico que é preservado pelo arquivo do Memorial. “À medida que o trabalho de processamento técnico do nosso acervo avança, é como se essas fotografias pedissem um espaço em nosso calendário de exposições. Portanto, já faz tempo que a equipe do Memorial deseja levar essas imagens ao conhecimento do público”.
Ao todo, 43 fotografias de Roberto Dornellas serão expostas nos ambientes internos e externos do Memorial. Dornellas fez as imagens durante o período da prefeitura de Itamar Franco, compreendido entre 1967 e 1974. Algumas imagens cedidas pelo Arquivo Central da UFJF são do mesmo fotógrafo, porém não possuem datação. Estas mesmas imagens do Arquivo Central já foram expostas na Mostra fotográfica por Roberto Dornellas: “Itamar Franco: Ideal e Ideias de um Grande Estadista”, na década de 1990.
Laura Kasemiro acrescenta que a curadoria das imagens buscou “elementos que refletissem a ocupação social da cidade, buscando o potencial estético e narrativo nas fotografias. Era preciso contar uma história recente de Juiz de Fora, com sensibilidade e nostalgia”.
Além da busca pelas identidades e afetividades ligadas à cidade, a exposição também dialoga com as comemorações de 30 anos da posse de Itamar Franco como presidente da República. Tarcísio Greggio salienta que “poucas cidades brasileiras podem dizer que um filho seu tornou-se Presidente da República. Juiz de Fora é uma delas. Foi aqui, na nossa cidade, que Itamar cresceu, estudou, formou-se em engenharia pela UFJF e deu os primeiros passos de uma carreira na vida pública que o levaram à Presidência. Ao lado de Tancredo Neves e Juscelino Kubitschek, Itamar Franco, esse juizforano nascido no mar, é um dos maiores representantes de Minas na história política do Brasil, e será para sempre lembrado como um dos presidentes mais populares que o país já teve”. O diretor do Memorial acrescenta que “com a nova exposição, oferecemos ao visitante a oportunidade de conhecer um pouco da Juiz de Fora do tempo de Itamar. Mas as imagens reunidas na mostra vão além de seu valor histórico, documental. São fotografias belíssimas, que nos colocam em contato com essa cidade que, apesar de tantas mudanças, continua sendo a cidade da nossa infância, da nossa memória. A exposição é um convite a caminhar pelas ruas de Juiz de Fora como quem folheia um álbum de família”.
O Memorial fica aberto de terça à sexta-feira, de 10 às 18 horas e aos sábados de 12 às 18h. A entrada é gratuita. Para visitas mediadas, é preciso agendar um horário pelo e-mail cultura.memorial@ufjf.br.
Cidade Adentro: memória fotográfica de Juiz de Fora
Realização
Universidade Federal de Juiz de Fora
Pró-reitoria de Cultura
Memorial da República Presidente Itamar Franco
Curadoria
Laura Kasemiro
Tarcísio Greggio
Expografia
Alexandre Amino
Laura Kasemiro
Pesquisa histórica e documental
Laura Kasemiro
Lilian Andrade
Luis Felipe Macedo da Silva
Francisco Dutra Ribeiro
Yohana Araújo Gargiulo
Thays Nascimento da Silva
Identidade visual
Alexandre Amino
João Guilherme Santos
Produção
Alexandre Amino
Elisa Brêtas Rodrigues
João Guilherme Santos
Kelly Herrera
Laura Kasemiro
Lavínia Júlia Lucas Neves
Lilian Andrade
Luana Dias
Tarcísio Greggio
Colaboração
Arquivo Central da Universidade Federal de Juiz de Fora