22ª Semana Nacional de Museus – Museus, Educação e Pesquisa
Postado em 6 de maio de 2024De 13 a 19 de maio, o Memorial da República Presidente Itamar Franco apresenta uma programação especial para participar da 22ª Semana Nacional de Museus, um evento anual organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O tema deste ano é “Museus, pesquisa e educação”, destacando o papel educativo dos espaços, que oferecem ambientes enriquecedores para visitantes, comunidades, estudantes e professores.
O tema do Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, é escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom). A importância de enfocar a educação e a pesquisa na Semana deste ano também reside nas rápidas e constantes transformações que desafiam os países, tornando essencial proporcionar ambientes de aprendizado acessível a todos os indivíduos, cumprindo com um direito fundamental.
Em todos os dias da Semana Nacional de Museus, o Memorial permanece aberto também para visitação diurna à exposição permanente, de 10 às 18 horas durante a semana, e no sábado das 13h às 18h. A entrada é gratuita e o estacionamento pode ser utilizado por pessoas com mobilidade reduzida. Caso necessite, favor entrar em contato previamente pelo e-mail secretaria.memorial@ufjf.br.
A programação conta com uma oficina prática, uma visita técnica e um minicurso. Além da visitação à exposição de longa duração, as visitas mediadas com grupos realizadas pelos educadores do museu seguem acontecendo mediante agendamento.
Confira a programação completa
15/05 – Oficina “Desdobramentos do livro: organização, conteúdo, estrutura”
Ministrada pela artista Maria Julia Ourique
Quarta-feira | 14:00 às 18:00
Número de Vagas: 12
Público-alvo: A partir de 16 anos
Ementa: A oficina terá dois viés a serem discutidos: parte teórica e parte prática. Parte teórica: Foram escolhidos três autores para acompanhar teoricamente o mapeamento das produções editoriais escolhidas. Será dividido em três blocos. BLOCO 1: Jan Tschichold em “A organização de um livro legível”; BLOCO 2: Ulisses Carrión em “O potencial do livro como estrutura”; BLOCO 3: Julio Plaza em “O livro como forma de arte”. Parte prática: Mostrar possibilidades de experimentações gráficas, como por exemplo: livro sanfonado, costura básica, livreto, estrutura pop up simples. A oficina não requer nenhum conhecimento prévio, seja ele teórico ou prático. A ideia é introduzir o tema e iniciar processos de experimentações que podem desdobrar nos trabalhos futuros dos participantes.
Convidada: Maria Julia Ourique é bacharel em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora e atualmente está cursando Bacharel em Artes Visuais pela mesma. A artista desenvolve suas pesquisas no campo das artes visuais e do design gráfico, com foco em poesia, literatura e a materialidade do livro. Busca refletir essas inquietações em seus trabalhos, sejam eles em suportes físicos ou digitais. Atualmente pesquisa sobre a materialidade do livro e a produção de publicação editorial independente. De vez em quando mergulha em poesias, desabafos infra-ordinários e imagens fragmentadas.
Formulário de Inscrições – Oficina ‘Desdobramentos do Livro”
16/05 – Visita Técnica ao Memorial da República Itamar Franco e ao Museu de Arte Murilo Mendes
Com a Profª Drª Renata Oliveira Caetano
Quinta-feira | 09:00 às 12:00
Número de Vagas: 20
Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação e interessados
Ementa: Visita técnica pelos espaços do museu com a Profa. Dra. Renata Oliveira Caetano e sua turma do Programa de Pós-Graduação em História. A turma vem tratando sobre os debates historiográficos em torno do modernismo no Brasil. Além dos estudantes da disciplina, as vagas estão abertas para outros estudantes interessados na visita técnica que irá proporcionar conhecimento sobre o espaço e ainda abrir novos caminhos de pesquisas.
Convidada: Renata Oliveira Caetano é doutora em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (UERJ/ 2017). É professora de Artes Visuais do Colégio de Aplicação João XXIII e do Programa de Pós-Graduação em História – ICH da Universidade Federal de Juiz de Fora. Desenvolve pesquisas na área de História da Arte e da Cultura, especialmente séculos XX e XXI, com foco em coleções, manuscritos (cartas e cadernos de artistas), relações entre desenho e escrita, arte educação.
Formulário de Inscrições – Visita Técnica ao Memorial e MAMM
17/05 – Minicurso “Um relato de pesquisa(s). ARQUIVOS E ACERVOS: locais de pesquisa e/ ou instrumentos de criação”
Ministrado pela Profª Drª Renata Zago
Sexta-feira | 14:00 às 18:00
Número de Vagas: 20
Público-alvo: Interessados em pesquisas, universitários, maiores de 18 anos.
Ementa: Pesquisar em arquivos é , ao mesmo tempo, uma tarefa árdua e apaixonante. Semelhante ao trabalho de um arqueólogo, as informações são escavadas como peças pertencentes a uma cultura “de outro tempo”. Depois de encontradas, tanto as informações quanto as peças, precisam ser “higienizadas” e analisadas para que possam servir de paradigmas para a história escrita no nosso tempo. Um Arquivo não é apenas um local de pesquisa e guarda de documentos, mas sim um lugar que desperta curiosidade e encantamento, inspiração de trabalhos artísticos e refúgio para o pensamento. Não se trata de observar o Arquivo apenas como fonte de informação para construção da história, nem de se voltar ao significado de sua origem grega – arkheîon (ter cuidado, dispor do antigo guardando-o para o futuro), mas sim de percebê-lo com o olhar foucaultiano, “de lei do que pode ser dito; o sistema que rege o aparecimento dos enunciados como acontecimentos singulares.” (FOUCAULT, 2002, 147). Dessa maneira, a ideia do minicurso é apresentar relatos de pesquisas em (e sobre) arquivos e acervos, a partir de experiências profissionais – de quem trabalhou em arquivos e acervos – e acadêmicas – de quem utiliza as fontes primárias encontradas em arquivos para desenvolver pesquisas sobre história da arte.
Convidada: Renata Zago é professora adjunta de História da Arte da Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD e PPG-ACL). É pesquisadora do campo da história da arte, doutora em História, Teoria e Crítica da arte (Unicamp) e tem vasta experiência em pesquisas em arquivos institucionais. Suas pesquisas estão voltadas para as exposições de arte, em especial Bienais e salões. É líder do grupo de pesquisa História da Arte como História das Exposições (CNPq), membro do grupo de pesquisa Geopolíticas Institucionais e membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA)
Formulário de Inscrições – Minicurso “Um relato de pesquisa(s)”
*Tendo em vista o rápido preenchimento das vagas disponíveis, abrimos uma lista de espera para casos de desistência antes da data do evento. Os inscritos na lista serão contatados por e-mail ou telefone deixados neste formulário: Lista de Espera dos Eventos da 22ª Semana Nacional de Museus
Para agendamento de visitas mediadas com grupos basta preencher o formulário e aguardar a confirmação por email: Agendamento de visitas mediadas
Outras informações: cultura.memorial@ufjf.br.
Leia mais em NOTÍCIAS